Mandala Lunar

A DANÇA DO CICLO MENSTRUAL (Curandeiras de Si)

 

Menstruação

O endométrio, onde deveria se aninhar o embrião se rompe e cai. O fluido desce a partir do interior do útero, através do colo do útero e é expelido através da vagina. Um período menstrual normal dura entre 3 e 7 dias.

A fase menstrual e a Lua Negra (nova) são personificadas pela Anciã, a Bruxa velha e feia, a Velha sabia, arquétipo escondido do mundo numa cabana mágica no profundo da floresta. O período é propicio para se isolar, diminuir o ritmo, recolher-se para encontrar respostas e soluções para os problemas, transmutar energias, receber mensagens e orientações espirituais. Nessa fase, a mulher se torna receptiva para memórias e conhecimentos antigos, para mexer o caldeirão e beber do cálice sagrado, transmutando a energia sexual em experiências extáticas e na expansão da consciência.

Fase Folicular pós-menstruação

Os ovários começam a segregar estrogênio e progesterona. Enquanto o estrogênio engrossa o endométrio onde se aninhará o embrião concebido, a progesterona mantém as paredes do útero intactas.

O arquétipo da Donzela traz as energias dinâmicas da Lua Crescente e da fase pré-ovulatória. Ela é segura, sociável, determinada, ambiciosa; consegue bons resultados no seu trabalho e pode iniciar novos projetos com entusiasmo e energia. Seu tempo é para aprender, ouvir, descobrir e experimentar.

Fase Ovular ou período fértil

É liberado o hormônio folículo-estimulante (FHS) e o hormônio luteinizante (LH). O primeiro permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e o segundo libera um dos óvulos maduros.

O arquétipo da Mãe traz a energia completa e abundante da Lua Cheia e da fase de ovulação. Prepara a mulher para a abnegação da maternidade; ela se torna amorosa e envolvente, disposta a assumir responsabilidades, tomar decisões, fazer mudanças, cuidar dos outros, fazer projetos, concretizar ideais, atrair pessoas e compartilhar o amor.

Fase Folicular pré-menstruação

É a quarta fase do ciclo menstrual e logo após a ovulação. Se o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, a superfície do endométrio já não é mais necessária e se prepara para ser eliminada. O ciclo é completado e a menstruação começará novamente.

As energias decrescentes da fase pré-menstrual e Lua Minguante são personificadas pelo arquétipo da Feiticeira- as belas, maduras e sexys feiticeiras. A mulher experimenta o auge do seu poder, sensual, sedutor e mágico. Suas energias se expandem e podem se manifestar de forma ambivalente como criativas ou destrutivas. Sua intuição é ampliada, mas a concentração reduzida. Esta fase requer tenacidade e paciência para concretizar visões e tecer projetos.

Cada fase de nosso ciclo está associada com uma dessas deusas, e suas energias podem afetar:

  • O modo como pensamos
  • A maneira como nos sentimos
  • Nosso nível de energia física

As mulheres que não menstruam mais, que ainda não menstruaram e até as que já não possuem o útero vivem estas quatros fases também, de uma forma diferente e as vezes menos intensa, mas vivem. Basta se observar e aos poucos sentindo o ritmo do próprio corpo, anotações semanais ou diárias ajudam muito a apurar esta percepção.

Nossa menstruação é irregular, assim iremos sempre dançar de uma fase da lua para outra. Ora menstruar na Lua Cheia, ora menstruar na Lua Minguante e por ai vai, o interessante é se observar dentro dessas fases e ir conhecendo o seu padrão pessoal e como o seu corpo dança de acordo com o ritmo da Lua.

Como a Lua funciona sob a natureza vegetal e animal (Aprendiz da Terra)

As quatro fases lunares podem ser associadas às quatro estações do ano também, mas de forma menos intensa.

Lua Nova: Quando a Lua se encontra entre o planeta Terra e o Sol, é pouco visível, pois a face que está voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol, ela aumenta a sua visibilidade diariamente.

Nos vegetais é uma lua boa para plantio e fertilização, pois precede o período de desenvolvimento e a seiva se concentra na raiz.
Nos animais, por ser uma fase escura, alguns animais aproveitam-na para a reprodução, outros já se recolhem para protegerem-se melhor dos predadores, e os mais noturnos a aproveitam melhor.
Obs.: A Lua Nova é a que marca o início nos calendários de tradição lunar.
Lua Crescente: Ângulo da Terra, do Sol e da Lua completamente retos, aparência de um “C”.

Nos vegetais é uma lua também boa para fertilização e para poda, pois a seiva está subindo para caule e galhos e o corte não compromete a saúde da planta.

Lua Cheia: A sua totalidade é refletida na Terra, costuma ser de aparência grande, brilhosa e visível.

Nos vegetais é quando a seiva se concentra na copa, folha e assim dá-se origem a frutos e flores, momento bom para colheita.

Nos animais é período de aumento de caça majoritariamente, para compensar o período de lua escuro em que foi mais difícil conseguir alimento, também propício para reprodução, os animais mais noturnos caçam menos nesta lua.

Lua Minguante: Ângulo da Terra, do Sol e da Lua, novamente aproximadamente retos, desta vez diminuindo gradativamente de tamanho, ficando em forma de “C” invertido.

Nos vegetais a concentração de seiva passa a descer novamente, o final desta lua e início da Lua Nova são propícios para colher galhos e lenha pois com menor concentração de seiva eles secam mais fácil.

CARTA DE CICLO DE LUA

Cenário

O mistério da lua também é mistério da mulher.

 

Essa é a conexão inegável que existe entre o corpo feminino e a lua, aquilo que está além da compreensão mental, o que é a sabedoria esotérica da experiência feminina por causa de sua capacidade de sangrar.

 

Nossa conexão com a lua nos desperta para a sacralidade da menstruação e nos lembra que sangrar com a lua, andar de bicicleta com os ritmos da terra, é parte da experiência de nascer mulher. Este é o milagroso e misterioso rito de nascimento de todas as mulheres.

Detalhes

Quando você começa a traçar sua menstruação em relação à lua, você começa uma jornada em si mesmo. Você se torna consciente de que seu corpo, como a Terra, está conectado a um padrão universal intemporal que tem sido admirado desde o início.

 

COMO USAR O GRÁFICO DO CICLO DA LUA

. Há 30 luas em cada gráfico; eles foram coloridos em tinta preta para mostrar as diferentes fases da lua ao longo de um ciclo lunar, ou um ciclo menstrual. A lua negra indica a lua nova e a lua branca indica a lua cheia. As luas que aparecem entre as luas novas e as luas cheias mostram que a lua está cheia ou diminuindo para nova.

 

. Para começar a usar este gráfico, você precisará descobrir em qual fase a lua está no Dia 1 do seu ciclo. O primeiro dia do seu ciclo é o primeiro dia em que você começa a sangrar. Para descobrir em qual fase a Lua está no Dia 1, basta procurar a data em que você começa a sangrar em um calendário lunar. Por exemplo: se você obtiver seu período em 12 de janeiro, verá o calendário lunar para descobrir a fase da lua em 12 de janeiro. Uma vez que você sabe disso, você pode escrever os dias e as datas correspondentes do seu ciclo em seu gráfico de acordo com as imagens da lua fornecidas no Gráfico da Lua. Recomendamos o calendário lunar da We-Moon, embora haja muitos calendários lunares na Internet.

 

. Os dias do seu ciclo são registrados na seção do gráfico intitulado dia.

 

. As datas correspondentes do seu ciclo são registradas na seção do gráfico intitulado date.

 

. A seção intitulada “ser físico” é onde você registra as mudanças que ocorrem em seu corpo.

 

. A seção intitulada “ser emocional” é onde você registra as mudanças que ocorrem em seu ser emocional.

 

. Você também recebeu espaço para uma lenda, caso decida criar símbolos para representar as mudanças físicas e emocionais que você sente durante o ciclo. Algumas mulheres acham que desenhar os símbolos no gráfico ocupa menos espaço do que palavras reais. No entanto, se as palavras falarem com você mais do que símbolos, não hesite em seguir esse caminho.

 

. O espaço em branco ao lado de cada lua foi fornecido para aquelas mulheres que estão interessadas em registrar o signo astrológico de cada lua.

Por: Bruna Cardoso

Imagem: Milena Morvillo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s